Se você sempre quis saber como a Igreja sabe os nomes dos pais de Nossa Senhora e muitas outras realidades como o purgatório, batismo de crianças e assim por diante esse vídeo pode ser muito esclarecedor. Então já deixa seu like aqui embaixo, se inscreve no canal e compartilha com seus amigos por que hoje vamos falar sobre a sagrada tradição.
Como prometido esse vai ser o segundo vídeo da série “Pilares da Fé Católica”. Já falamos sobre o sagrado magistério e agora vamos falar sobre a Sagrada Tradição.
Se você ainda não assistiu o último vídeo eu recomendo fortemente que quando terminar esse aqui você assista o próximo.
✅O Sagrado Magistério 👉 https://www.euprefirooparaiso.com/2022/10/o-sagrado-magisterio-da-igreja-catolica.html
>
📚Conheça o Minicurso Sagrada Tradição, um curso gratuito que vai te ajudar a entender melhor esse pilar fundamental da fé católica. O curso está disponível em vídeos e textos, organizados em módulos para facilitar o aprendizado. Ao final, você receberá um certificado de conclusão. Para ter acesso ao curso completo, com material organizado e certificado, clique no botão abaixo e faça uma doação simbólica.👇
Revelação Divina Transmitida Oralmente.
A tradição a que falamos nesse vídeo trata-se da Sagrada Tradição que vem dos apóstolos e transmite o exemplo e os ensinamentos de Jesus conservando esse conhecimento dentro da Sucessão Apostólica (que já expliquei no último vídeo).
Como falamos no último vídeo da série a fé católica está apoiada em 3 grandes pilares e um desses pilares é a sagrada tradição. Ao contrário de outras denominações cristãs, a Igreja Católica não se guia apenas pelas escrituras (isto é pela revelação escrita).
Isto porque (Como diz o catecismo da Igreja Católica nº 74) a transmissão da revelação divina segundo a ordem do Senhor fez-se de duas maneiras:
Transmissão por escrito: Pelos apóstolos inspirados pelo Espírito Santo.
Oralmente: Pelos apóstolos durante suas pregações oralmente bem como por suas ações, exemplos e ensinamentos recebidos pela convivência com Jesus.
A Sagrada Tradição |
A Transmissão Escrita (Novo Testamento) Atesta a Importância da Transmissão Oral.
É possível encontrar passagem no novo testamento que comprovam a revelação divina sendo transmitida de forma oral como em 2 Timótio 2, 2 que diz:E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 2 Timóteo 2:2
E vale lembrar que os primeiros livros do novo testamento começaram a ser escritos por volta dos anos 40 e 50 d.C logo as primeiras gerações de cristãos só conheceram a revelação divina graças à transmissão oral e a tradição apostólica.
Tanto as Sagradas Escrituras quanto a Sagrada Tradição tem igual importância e são complementares, uma vez que ambas têm a mesma fonte.
A Bíblia e a Sagrada Tradição
A bíblia é uma das colunas da nossa fé mas sozinha não tem a capacidade de sustentar a estrutura da igreja.(Dei Verbum) - “9.A sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura estão ìntimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim. A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do Espírito de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação; donde resulta assim que a Igreja não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas. Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência (6)”.Um exemplo disso é que a bíblia sozinha não define o seu catálogo. Foi a tradição e o magistério que ao longo de séculos definiu o cânon das Sagradas Escrituras.
10. A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; aderindo a este, todo o Povo santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, na fracção do pão e na oração (cfr. Act. 2,42 gr.), de tal modo que, na conservação, actuação e profissão da fé transmitida, haja uma especial concordância dos pastores e dos fiéis (7).
A completude da revelação.
Sabemos que : Toda revelação nos foi dada e não haverá outra além da que Jesus nos anunciou. (CAT nº 66).
Algumas verdades que chegaram a nós graças a Sagrada Tradição.
- Os SacramentosAs verdades doutrinárias - Dogmas.
- O Batismo de crianças.
- O cânon das Escrituras.
- Santificação do Domingo.
Comentários
Postar um comentário